10 DICAS PARA ENTREGAR SEUS PRODUTOS DENTRO DO PRAZO

Entrega chegando e a correria é comum em sua empresa? Quantos de vocês nem iniciaram o trabalho às vésperas do prazo? Por que a procrastinação é tão presente na vida do brasileiro? Essas e outras questões você encontrará as respostas em nosso artigo 😉

Alguns fatores psicológicos e comportamentais podem estar associados a estas situações.

Continue lendo…


Correria, palpitações, noites mal dormidas, estresse, conflito e até desconto da raiva em familiares é algo comum para muitos profissionais.  Alguns desses problemas possuem raízes mais profundas, vamos entender algumas delas.

Quem nunca chegou ao final do dia de trabalho e teve o seguinte insight: o que eu fiz hoje? A mente está cansada, mas as tarefas se acumulam e é como se o volume de informações fosse tão grande para pouco ou nenhum resultado. Estudos relevam que o sentimento de desgaste mental ocorre quando o ser humano atinge no dia o número de 50mil pensamentos, já teve aquele sentimento de cansaço mental? Parece que nem o celular queremos olhar, é como se fosse necessário fechar os olhos no escuro e esvaziar a mente.

As causas para essas situações são mais comuns do que podemos imaginar, e estão diretamente relacionadas a nossa rotina e hábitos diários. O que você faz ao acordar? Muitos de nós, vai ao banheiro, outros olham para o lado mas a grande maioria de nós na era moderna tem um hábito comum: olhar o celular.

Algumas pessoas passam vários minutos divagando, o dia mal começou e lá vamos nós, sem perceber inundamos logo cedo nossas mentes com informações rápidas, imediatistas e nem sempre úteis.

Ao ir trabalhar o ciclo continua, uma olhadinha aqui, outra ali, e as distrações diárias não param, a todo momento o vício digital nos puxa para ele, interrompendo nosso trabalho, e a cada tarefa adiada, o procrastinador sofre, pois sabe que precisa entregar porém, não consegue finalizar. Ao término do prazo, equipes inteiras podem estar prejudicadas e comprometidas por ações individuais falhas. Tais ações, custam caro para as empresas, podem custar contratos, perspectivas, crescimento e muito mais.

Mas como resolver esse mal? Confira algumas de nossos dicas, tanto no âmbito profissional quanto pessoal para resolver de vez o efeito cascata da procrastinação:

1 – Seja grato! Pelo dia, pela vida, pela saúde, não importa qual a sua filosofia ou opção religiosa, ao acordar de manhã, agradeça ao universo pelo dia, foque em você que é o mais importante para você mesmo, esqueça o celular, faça uma reflexão mental e deixe a mente começar o dia de forma diferente! Lave o rosto, tome água, respire e inspire devagar, sinta o novo dia com gratidão e bons pensamentos.

2 – Anote suas responsabilidades, seja no excel, em uma agenda, em um quadro de giz, MAS ANOTE! Aquilo que anotamos o cérebro atua junto de nossa atividade motora, o que viabiliza a execução.

3 – Ordene as tarefas por ordem de prioridade e prazo, para se conscientizar de quando será cobrado e por quem.

4 – Entenda seu papel frente ao todo e conscientize sua equipe para tal! Equipes de sucesso possuem papéis claros e bem definidos, cada um conhece a sua responsabilidade e o quanto, deixar de fazer uma tarefa impactará nas demais.

5 – Acabe com as interrupções e estabeleça hora para tudo! Chega de olhar o whatsapp a todo momento, não se aliene com as redes sociais, horas preciosas passam rapidamente ao ficar divagando em frente ao smartphone, utilize esse tempo de forma mais produtiva, vá viver!

6 – Estabeleça rotinas diárias mesmo que seu trabalho e da sua equipe seja subjetivo, crie uma agenda e atribua um horário para tudo, por exemplo: 08:00 ler e-mails, 08:30 reunião de alinhamento, 09:00 verificar prioridades, 10:00 executar tarefa x e assim por diante, imprima a sua rotina e cole em um local visível, nem sempre será igual, mas seu cérebro será guiado por comandos que facilitarão a tomada de decisões.

7 – Foque em organização (física e digital), há estudos que comprovam: um ambiente desorganizado afeta diretamente os envolvidos com aquele ambiente, tornando todo o trabalho mais difícil e passível de erro. Organize sua gaveta, sua mesa, imprima somente o necessário, padronize a forma de renomear seus arquivos e as pastas digitais.

8 – Comunique-se! Fale com a equipe, exponha o trabalho a ser desenvolvido, deixe claro a responsabilidade de cada um, abuse das ferramentas da qualidade e de check lists de projeto para que cada um saiba onde está inserido, pelo que deverá ser cobrado e como tarefas individuais refletem no todo.

9 – Dê feedbacks sobre lições aprendidas e registre tudo que possa ser útil em um próximo projeto, seja em um excel, mural de post it, e-mail, relatório, mas registre e compartilhe com os demais.

10 – Estimule a multiplicação do conhecimento, alguns profissionais sentem receio em compartilhar ideias ou sugestões por timidez, medo de parecer inconveniente ou outras limitações, motive a equipe e reforce a importância e o apreço que a empresa tem por cada um e sempre que possível compartilhe informações e feedback dos clientes.

 

Boa sorte e até breve!

Abraços,
Departamento Comercial – OEM & Aftermarket
MA2Ó – Qualidade em componentes automotivos.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart