2021 e a crise de peças no setor automotivo

A pandemia de Covid-19 abalou a economia e a maior parte se não todos os setores da indústria; a produção em grande escala, vem sofrendo com dificuldades sérias quanto a falta de peças.

A escassez, principalmente de semicondutores, está contribuindo para uma segunda onda de quedas drásticas no mercado automotivo. Além das montadoras deixando o solo brasileiro de forma arbitrária, a falta de peças indica cerca de 260 mil perdas na produção de veículos no Brasil e de 5 à 7 milhões em todo o mundo.

Outras adversidades agravaram essa situação, como um incêndio em uma das maiores fabricantes de semicondutores do mundo, a Renesas Electronics. A produção japonesa só retornou as suas atividades em junho de 2021 e está no processo de atingir sua plena capacidade de produção, prevista apenas para o terceiro trimestre deste ano, junto com outras medidas, tomadas ao redor do mundo para tentar conter a falta do material no mercado.

Essa falta paralisa as fábricas e o problema é que a demanda por eles não falta, pelo contrário, segue crescente. E a previsão de alinhar oferta e demanda só ocorrerá lá pelo segundo trimestre de 2022, quando todas as medidas estarão implementadas e em condições plenas de surtir resultados.

As montadoras lamentam muito as perdas e as dificuldades que vem em efeito cascata com uma crise como está, mas seguem otimistas para uma recuperação no menor período possível.

 

Fonte de pesquisa: Automotive Business, Brasil pode perder produção de 260 mil veículos em 2021 por falta de semicondutores. 07/07/2021 | 17h20.

Disponível em: <https://www.automotivebusiness.com.br/noticia/33264/brasil-pode-perder-producao-de-260-mil-veiculos-em-2021-por-falta-de-semicondutores>

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