5 PROBLEMAS QUE REFLETEM NA ÁREA COMERCIAL DA SUA EMPRESA E COMO SOLUCIONÁ-LOS

Trabalhar na área de vendas é um segmento bastante específico e que demanda muito engajamento e organização para se alcançar os melhores resultados. Algumas adversidades podem tornar o trabalho mais demorado, exaustivo, pouco produtivo e até desmotivador para o profissional de vendas.

Neste artigo, separamos algumas das principais dores e planos de ação para reverter as adversidades em oportunidades de melhoria 😉

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Problema 1: Confiar demais na memória.

Realizar um atendimento com um possível cliente e somente tempos depois retomar o contato, ocasiona ruído na comunicação, demora no fechamento da venda e falta de conhecimento sobre o possível cliente.

Solução sugerida: um aplicativo ou CRM (Customer Relationship Management, também conhecido como software específico para o gerenciamento do relacionamento com o cliente) auxilia o representante de vendas em registrar toda a comunicação com o contato, em que ponto parou e quais são os próximos passos previstos.

 

Problema 2:  Desorganização

É muito comum uma ligação acabar se tornando mais demorada que o planejado, ou uma reunião ser tão extensa que ocorre das demais atrasarem, diante disso, a desorganização age em efeito cascata prejudicando toda o planejamento do dia, da semana e ao término do mês a dificuldade para mensurar o que ocorreu e o rendimento obtido torna-se gigantesco.

Solução sugerida: roteirizar seus trajetos, reduzir erros no envio de pedidos e organizar sua agenda com atividades previstas automaticamente conforme a etapa de relacionamento do lead ou cliente, por meio de um CRM ajudam grandemente, ao concentrar as informações em um único local.

 

Problema 3: Falta de apoio dos gestores

Adicionar metas impossíveis de se alcançar, processos organizacionais ineficientes, necessidade de elaboração de relatórios de acompanhamento manuais e outras tarefas pouco relacionadas às vendas, poderiam ser automatizadas e executadas pelos gerentes das equipes. Os responsáveis pelos representantes comerciais são vistos como obstáculo para as atividades de vendas, pois não conseguem facilitar a interação com suas equipes, pelo contrário dificultam ainda mais.

Solução sugerida: Invista em treinamento de gestão e gerenciamento de processos, de forma que cada um entenda o quanto sua atividade interfere na atividade dos demais. Estabeleça uma liderança estratégica 😉

 

Problema 4: Uso de ferramentas pouco produtivas, mais de uma ferramenta para execução de etapas distintas no processo, ocasionam perda de informações e conflitos.

A duplicidade é algo constante quando é necessário repetir certos cadastros nas inúmeras ferramentas.

Solução sugerida: Disponibilize as melhores ferramentas e que sejam assertivas!

Imagine seu representante de vendas fazendo ligações, coletando informações e enviando pedidos de venda com poucos cliques em seu smartphone! Facilita e muito as atividades deles, não é mesmo?

 

Problema 5: Processos ineficientes

A má gestão de processos além de ser um motor para o retrabalho, desmotiva a equipe e torna tudo mais difícil e exaustivo.

Solução sugerida: Otimize seus processos, controle as etapas de vendas em que cada lead se encontra, o controle em tempo real é aliado na detecção de falhas de processo.

Ao eliminar o retrabalho a produtividade das equipes aumenta instantaneamente em até 60%.

Compartilhe sua experiência conosco 😉

 

Até a próxima,

Abraços,

Paulo Zappa
Diretor Comercial – OEM & Aftermarket
MA2Ó – Qualidade em componentes automotivos.

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