AUMENTO DO CUSTO LOGÍSTICO? VEJA COMO RESOLVER

A logística é considerada uma das principais vilãs na geração de custos das organizações, alguns fatores fomentam ainda mais esse cenário. Imagine um caminhão que sai realizar uma determinada entrega e volta descarregado, esse retorno é considerado um processo de ociosidade no qual o trajeto percorrido não está gerando lucros para a empresa, somente despesas.

São várias as ferramentas e técnicas para otimização da logística tais como: criação de rotas eficientes, alocação de veículos em pontos estratégicos para distribuição entre outros. Esse período de ociosidade “rouba” no final do mês um percentual significativo da capacidade do veículo.

A grande maioria dos empreendedores desconhece como calcular o custo logístico intrínseco no tempo de ciclo de um produto, por falta de mapeamento dos processos logísticos e de conhecimento de todas as despesas associadas a fabricação de seus produtos/serviços oferecidos.

Para que se possa reconhecer quais são os custos logísticos associados em suas operações esteja atento as áreas abaixo, que são as principais responsáveis por custos logísticos:

Área de estoques: São despendidos recursos financeiros sobre os estoques de matérias-primas dos produtos.

Movimentação: Todo e qualquer gasto com transporte seja de matéria-prima ou de transporte de produto, relacionado à venda, transferência de ponto de armazenagem, unidade de distribuição, operador logístico e etc.

Armazenagem: São as despesas necessárias com recebimento, armazenamento e despacho de produtos (final, matéria-prima e/ou outros materiais).

Os custos logísticos influenciam diretamente no planejamento de novas estratégias de trabalho, modais utilizados, trajetos e até mesmo aquisições e investimentos em tecnologias! Em função dessa engenharia reversa que a Toyota investe tanto em “Just in Time” e lean (produção enxuta).

Continue lendo…


 

Em um cenário onde menos é mais e o país se recupera da crise, qualquer economia é bem-vinda! Acompanhe nossas dicas de contenção dos custos logísticos.

Tenha processos claros e melhores:

O retrabalho além de consumir mais tempo, matéria-prima, mão-de-obra e movimentação, contribui para que sua empresa se torne menos competitiva frente aos seus concorrentes tendo em vista, que ocasiona custos mais elevados de operação aumentando o preço final de seus produtos.

A padronização de processos é uma grande aliada na redução de custos de operação, sejam nas tarefas administrativas quanto operacionais, por meio da padronização é possível detectar anomalias e executar as correções antes que seja tarde. Os softwares de gestão integrada auxiliam nesse trabalho ao estruturar todas as informações em um só local, proporcionando que os usuários possuam o mesmo nível de informação que seja relevante a cada um deles em tempo real.

Repense algumas questões em sua organização, promova workshops de lean e melhoria contínua com foco em colocar profissionais de outras áreas no processo produtivo da empresa, não somente para conhecimento do processo, mas para sugestões, kaizens (melhorias) e mudanças de layout de forma que diminua a movimentação interna e externa sempre que possível.

Treinar a sua equipe constantemente em boas práticas de melhorias e solução de problemas é fundamental, trabalhe seus critérios baseando-se na curva ABC de sua organização, pois ajuda a compreender quais são os itens mais relevantes e de maior movimentação em seu estoque o que afeta diretamente a estratégia logística.

Os motoristas são personagens fundamentais da área logística de qualquer organização, vale ressaltar que o comportamento deles, se são instruídos ou não quanto aos procedimentos internos, regras e métodos de trabalho, afeta diretamente o custo com logística, uma vez que, multas e outras despesas estão associadas a pouca atenção dada a esses profissionais. Diante desse cenário, é de vital importância treinar os motoristas, trazê-los para perto e fazer com que se sintam parte do todo, além de explicar quais os riscos e regras necessárias a essa profissão.

Verificar continuamente se seus veículos consomem pouco ou muito combustível e planejar uma modernização em sua frota influencia diretamente nos custos de operação de sua organização. Vale ressaltar ainda, se em alguns casos a terceirização da entrega pode ser uma boa alternativa dependendo do trajeto percorrido e objetivos.

Agora só falta você reunir a sua equipe e colocar em prática todas as dicas disponibilizadas aqui para otimizar seus custos logísticos! 😉

Até a próxima,

Abraços,

Paulo Zappa
Diretor Comercial – OEM & Aftermarket
MA2Ó – Qualidade em componentes automotivos.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart