O setor é o responsável pela substituição e reposição de peças, o que confere suporte e manutenção aos diversos modelos que estão na ativa por todo o país. O fornecedor de aftermarket tem um contato mais intenso com o consumidor final, pois seu conhecimento técnico e material disponível aumenta o diagnóstico de problemas, e também a especificidade das soluções.
A procura dos consumidores por peças faz a demanda pelo aftermarket acompanhar o crescimento e a evolução da indústria. Hoje as reposições já são um volume considerável das vendas do setor automotivo.
Uma estimativa do mercado sobre a necessidade das peças de reposição está no prazo, cerca de 3 anos para veículos pesados ou de carga, e até 5 anos para veículos leves ou de passeio. Depois disso, os veículos podem apresentar diversas falhas em seus componentes originais, e então, as peças de reposição são a alternativa para não precisar trocar de automóvel.
Assim esse setor movimenta o mercado, sendo uma excelente alternativa que barateia e viabiliza a manutenção de veículos, mantendo-os aptos para rodar.