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Diante das dificuldades do Japão pós-guerra, surgiu o Kaizen como uma das ferramentas essenciais para a melhoria dos processos e da qualidade como um todo. Mais do que tão somente uma ferramenta, essa solução visa promover uma mudança no pensamento sobre como as coisas são desenvolvidas. E se existem outras maneiras e soluções de fazer o mesmo, mas de uma forma melhor, mais enxuta, econômica eficiente e assertiva.

O defensor da técnica trata o conceito como um estilo de vida que se estende a todos os aspectos, tanto profissionais, quanto pessoais. Na definição original, o Kaizen é visto como:

“KAIZEN significa melhoria. Além disso, significa melhoria contínua na vida pessoal, vida doméstica, vida social e vida profissional. Quando aplicada ao local de trabalho, KAIZEN significa melhoria contínua envolvendo todos” (Masaaki Imai — criador da técnica).

A tradução do termo kaizen na etimologia está estruturada da seguinte forma: Kai – mudar e Zen – melhor, por esse motivo que tudo relacionado a Kaizen é associado ao termo “melhoria contínua”.

Em linhas gerais, a metodologia propõe avaliar continuamente o que fazemos e como fazemos. E diante dessa visão, analisar as pessoas e seu trabalho com mais atenção, empatia, além de verificar o que pode ser melhorado no dia a dia de cada profissional.

Muitas empresas que atuam fortemente com a filosofia japonesa, utilizam métodos de trabalho cujo enfoque é a inclusão de workshops e de profissionais especializados na aplicação do Kaizen. Esses profissionais observam como os outros profissionais trabalham, se o trabalho é ergonômico, se conseguem realizar alguma mudança de layout, que agilizará o trabalho e aumentará a produtividade.

Imagine um operador de produção que caminha 2km por dia de um espaço a outro em seu local de trabalho, somente em função do layout, ou outro operador que precisa repetir um determinado movimento muitas vezes para alcançar algum insumo necessário ao seu trabalho. Essas mudanças de comportamento, e visão, contribuem para uma readequação do layout, diminuição da exaustão que contribuirá com a rotina dos operadores, e que por fim resultará em um aumento na produtividade como um todo.

Elas são as pessoas que executam as funções, por isso, é tão importante observar quem está à frente quando for sugerir melhorias. Vale ressaltar também que com essa observação é possível obter outros ganhos como, a eliminação de desperdícios e de estoques, o tempo de setup de produção, a medição do desempenho, a integração das pessoas e o pensamento enxuto de fazer mais utilizando menos recursos.

O Kaizen ajudou um país destruído pela guerra a se tornar uma das maiores indústrias do planeta. E isso se deve muito a mentalidade de que não são necessários altos investimentos para promover melhorias significativas.  É possível implantar pequenas melhorias diárias e, dessa forma, trazer grandes resultados a longo prazo.

Existem também as aplicações do Kaizen para solucionar projetos e situações específicas como uma grande mudança organizacional. O cerne da questão é compreender que independente da proporção do projeto, a visão de melhorar tem que ser um hábito.

Treinar as pessoas, as equipes e os colaboradores da importância de transformar o ato de mudar, é melhorar algo diariamente, começando por si próprio, organizando sua mesa, suas tarefas, suas prioridades, seus e-mails, seus objetos pessoais, sua agenda, e buscar a compreensão do que é prioridade e quais são as suas atribuições é vital nesse processo.

Primeiro, compreenda quais são as suas responsabilidades, para depois cobrar do outro, capacite as pessoas, instrua, ajude-as, formalize e depois cobre os resultados. Os líderes têm a tendência de empurrar os objetivos, as metas, as tarefas para a equipe sem dar o exemplo, sem buscar visão sistêmica, sem saber ouvir.

A metodologia Kaizen funciona quando os envolvidos estão de fato envolvidos, todos compreendem o quanto tudo pode ser melhorado. Todos nós já ouvimos algo parecido com: “aqui está tudo bem”, “aqui não há nada para melhorar”, “é realizado dessa forma desde sempre”. Não importa se uma determinada atividade é realizada há 1 dia, 1 ano ou 10 anos, tudo pode ser melhorado sempre, incluindo nós mesmos.

Partir desse princípio é o maior passo para um negócio, uma carreira, uma empresa ou um sonho de sucesso.

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