TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA AUMENTAR O SEU TICKET MÉDIO

Você sabe qual o significado do ticket médio? E qual a importância dele para seu negócio? Em poucas palavras o ticket médio representa qual o valor médio que cada cliente paga pelos produtos ou serviços dentro da sua empresa.

Vamos imaginar que no último mês a sua empresa vendeu R$100.000,00 reais para 10 clientes, para calcular seu ticket médio, é necessesário dividir o valor total vendido no período pelo número de clientes conforme abaixo:

 

R$100.000,00 / 10 = R$10.000,00 (valor médio por cada cliente no período)

 

Viu como é fácil calcular o ticket médio? Ele é um ótimo termômetro de suas vendas e acompanha-lo é muito importante para o negócio! Mas o grande desafio além do acompanhamento é promover ações de forma que seus clientes concordem em aumentar o ticket médio.

Um conceito amplamente difundido e que constantemente sofre atualizações nas literaturas de marketing é com relação ao esforço necessário em se obter novos clientes, que pode ser 5, 10 vezes mais do que o esforço para se manter um cliente já conquistado. Isso se dá em função de que o cliente que faz parte da sua carteira foi conquistado e convencido de que seu produto/serviço é bom. Entretanto, não deixe que a equipe relaxe somente porque efetivou a venda, é necessário que o cliente sempre perceba o valor que seu produto/serviço e atendimento representam para ele.

Abaixo separamos algumas dicas para que você possa aumentar seu ticket médio, apostar no relacionamento é um ótimo caminho sem deixar evidenciar o valor do trabalho da sua empresa, equipe e entrega.

A primeira dica é: invista no treinamento da sua equipe!

Um bom atendimento fará a diferença para que o cliente permaneça na casa ou busque outra solução, o responsável pelo atendimento além de ser pró-ativo, precisa estar à disposição (dentro de seu horário de trabalho e alinhar plantões quando necessário) para que possa tirar as dúvidas dos clientes.  É de vital importância que o responsável pelo atendimento conheça a empresa e execute um atendimento mais humanizado possível! Todo mundo gosta de ser bem atendimento, não é mesmo?

E a grande maioria das desistências ocorrem em virtude de atendimentos ruins, ou com uma equipe que não conhece muito sobre o cliente. Quanto mais humanizado for o atendimento maior será a chance de conversão da venda!

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Segunda dica: tenha um pós-venda campeão!

O pós-venda é fundamental para a fidelização, faça pesquisas de satisfação, ouça seu cliente e aplique as melhorias solicitadas. Mas não se limite somente a isso, lembre-se sempre dele com mensagens em datas comemorativas, anúncios interessantes, benefícios e outros.

Terceira dica: não deixe a oportunidade passar.

Investir em marketing é fundamental mas o remarketing também é importante! Vá atrás daquele cliente que não finalizou a compra, ou se finalizou, será que ele não tem interesse em novos produtos?

Quarta dica: atualize sempre seu portfólio de produtos e serviços

O mercado muda constantemente, certo? Diante disso procure compreender os sinais do mercado, e quais são as necessidades de seus clientes, as pessoas tendem a comprar mais daquilo que fornece as respostas para suas necessidades 😉

Quinta dica: Tome as decisões conforme a demanda

Analisar quais são os produtos que mais e menos saem em seu negócio direciona os esforços e te torna mais assertivo! Invista em controles de estoque e vendas para tomar as melhores decisões antes de sair despendendo recurso sem necessidade!

Sexta dica: ofereça promoções, vantagens e benefícios aos seus clientes!

Quem não gosta de uma oferta? Cliente valorizado sempre volta a comprar mais! Procure fidelizar oferecendo benefícios e endossando cada vez mais o quanto seu negócio é diferente e especial para o cliente!

Até a próxima,

Abraços,

Paulo Zappa
Diretor Comercial – OEM & Aftermarket
MA2Ó – Qualidade em componentes automotivos.

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